sexta-feira, 29 de abril de 2011

Por que é tão difícil cadastrar-se na Plataforma Lattes?

Quem aqui já tem um cadastro na Plataforma Lattes deve saber o quanto é complicado fazer o cadastro na mesma. Não sei o que acontece, mas o problema que venho percebendo é um tema recorrente para muitas pessoas interessadas em dar prosseguimento aos estudos acadêmicos: a divergência entre os dados apresentados pelo interessado e a Receita Federal, validadora do currículo.

Há 4 meses, quando decidi de fato criar o meu, resolvi esquecer os comentários que ouvia, sobre a plataforma ser bastante minunciosa e cansativa. Fiz o certo. Com o passar do tempo percebi o quanto é rápido criar um cadastro no sistema, basta ter toda sua produação acadêmica em mãos e absoluta certeza da sua área de atuação, isso para os que ainda sonham com o futuro acadêmico.

Depois de tudo terminado, chegou a hora de enviar o currículo pronto para conferir os dados junto à Receita Federal. Achava que essa seria a parte mais rápida, mas, infelizmente, é o que tem atrasado a minha vida e me deixado com sérias vontade de comenter assassinatos contra os funcionários do órgão que atenderam minhas várias ligações e nada resolveram.

Não sei o que acontece com o cadastro que a RF mantém, mas o fato é que na internet está cheio de pessoas acusando a Receita de apontar erro no cadastro de preenchimento, sendo que, por incrível que pareça, a maioria dos erro não acontece. Explico melhor.

Na minha situação, enviei todos os meus dados referente a nome, endereço, filiação e etc. Tudo correto. Visto e revisto várias vezes, mas a Receita Federal INSISTE em dizer que eu coloquei o nome da minha queridíssima mãe sem um complemento, mais precisamente um "do...", que liga um sobrenome ao outro. Seria até aceitável se esse erro não acontecesse com dezenas de pessoas na internet.

Fui na Receita Federal, depois me encaminhei, por orientação de lá, para os Correios, paguei a taxa de serviço e o atendente me garantiu que a correção foi executada online. Saí com a sensação de que erros acontecem e tudo voltaria ao normal, porém, depois de 3 dias, ao enviar novamente o cadastro, a bendita Receita aponta OUTRO erro e ainda no cadastro de filiação!!

Não sei o que acontece, mas esse serviço arcaico, falho e ineficiente, tem causado um enorme desconforto nas pessoas que tentam, de forma correta, prosseguir seus estudos. A Receita Federal poderia deixar a antiguidade de lado e assumir uma postura mais profissional para com os seus necessitados e passar a ofertar um serviço de qualidade, só assim, a péssima imagem do serviço público no Brasil, quem sabe, não fica menos ridicularizada...

5 comentários:

  1. Eu também passei pelo mesmo problema! Não faço ideia de como consertar isso! :/

    ResponderExcluir
  2. Eu também passei pelo mesmo problema! Não faço ideia de como consertar isso! :/

    ResponderExcluir
  3. No meu caso nem cheguei nas etapas que vocês mencionaram. Sempre aparece que meu e-mail e / ou minha senha estão errados, mas já conferi "mil vezes" e nada.

    ResponderExcluir
  4. INFELIZMENTE TAMBÉM FAÇO PARTE DESSA INFELIZ ESTATÍSTICA, ESTOU TERMINANDO A GRADUAÇÃO E SOMENTE AGORA RESOLVI FAZER O MEU CURRICULUM LATTES, MAS INFELIZMENTE QUANDO TENTEI ENVIAR ME VEIO A SEGUINTE MENSAGEM QUE MEUS DADOS NÃO CONFERIAM COM OS DADOS DA RECEITA FEDERAL. E PRA PIORAR NA TERCEIRA TENTATIVA EXPIROU. GENTE TODO MUNDO JÁ ME HAVIAM COMENTADO QUE ERA ESSA CHATISSE MAIS EU NÃO IMAGINAVA QUE ERA PRA TANTO.

    ResponderExcluir